Alain Laboile

Alain Laboile nasceu em 1968, em Bordeaux, França. É fotógrafo e pai de seus filhos. Seu primeiro contato com as artes visuais veio a partir da escultura, foi com a necessidade de montar um portfólio para seus trabalhos como escultor que adquiriu sua primeira câmera fotográfica. Em 2004 desenvolveu um gosto pela macrofotografia, estimulado pela sua paixão pela entomologia. 

Mais tarde apontou suas lentes para sua crescente família, que se tornou seu assunto principal: uma vida à beira do mundo, onde a intemporalidade e a universalidade da infância se encontram. Um universo lúdico, pessoal e cativante.

Alain tem a capacidade de fazer do dia dia, de momentos do cotidiano, o objeto de sua arte. Ele não precisa de nada mais, nada fora do comum. O “fora do comum” já está ali, no amor e na beleza que ele enxerga todos os dias e expressa com tamanha maestria através de seu olhar por de trás da câmera.

Tem nove livros publicados com suas fotografias, foi celebrado pela New York Times, fez exposições ao redor do mundo e tem algumas obras no Musée Français de la photographie collection e expos em diversas Leica Galleries pelo mundo.

Em 2016 a Leica Gallery São Paulo o recebeu para a exposição Under the Monochrome e em 2018 para Quotidien.