David Burnett

David Burnett nasceu em 1946 em Utah, Estados Unidos. Após graduar-se em Ciência Política pela Colorado College, em 1968, começou a trabalhar como fotojornalista freelancer para as revistas Time e Life, cobrindo acontecimentos dos Estados Unidos e do Vietnã. As imagens emblemáticas que capturou dos conflitos no Vietnã lançaram sua carreira, o tornando um dos mais importantes nomes do fotojornalismo. 

Em 1975, co-fundou a Contact Press Images, uma das agências de fotografia mais influentes de Nova York. Cobrindo notícias, pessoas, olimpíadas e o ritmo visual da contemporaneidade, David Burnett conheceu mais de 75 países trabalhando para as revistas mais importantes dos Estados-Unidos e da Europa. Sempre pronto para o inesperado, Burnett nunca deixava de carregar uma câmera Leica para suas viagens: “ao longo do meu percurso, eu sempre tinha uma Leica pendurada no meu pescoço, com uma lente 35 mm e um filme preto e branco. Eu nunca estava sem ela. A Leica era minha emergência, uma câmera portátil.”

Atuando há mais de 5 décadas como fotojornalista, David Burnett foi nomeado uma das “100 pessoas mais importantes da fotografia” e recebeu diversas premiações como o Robert Capa Gold Medal pela Overseas Press Club (1974), Magazine Photographer of the Year pela University of Missouri (1980), World Press Photo (1980), Best Olympic Sports Essay pela China News Photographers Association (2009), Best Campaign Picture pela Road to the White House, Picture of the Year International (2009), Olivier Rebbot Award pela Oversead Press Club (1985 e 2010) e o Sprague Award for Lifetime Achievement pela National Press Photographers Association (2018).  É autor dos livros The Spirit of Sport (1997), Soul Rebel, An Intimate Portrait of Bob Marley (2009), 44 Days: Iran and the Remaking of the World (2010) e  Man Without Gravity (2015). 

Em 2017 a Leica Gallery São Paulo o recebeu para a exposição Man Without Gravity, composta por suas intrigantes imagens de olimpíadas. Burnett cobriu os Jogos de Verão desde 1984 – a partir de Los Angeles até Seul, Barcelona, Atlanta, Sydney, Atenas, Pequim e Londres. Fez também duas incursões nos Jogos de Inverno: em 2002, em sua cidade natal de Salt Lake City e em Sochi, em 2014.